Wi-Fi HaLow - Novidades no seu Wi-Fi


Wi-Fi HaLow (pronuncia-se como o jogo “Halo”), uma nova especificação para tecnologias Wi-Fi, já aprovada pela Wi-Fi Alliance (empresa que criou o Wi-Fi e seus padrões) é a nova proposta apresentada nesses últimos dias!

Mas o que é? Onde habita? De que se alimenta? Para explicarmos melhor tudo sobre essa novidade precisamos primeiro falar sobre a “Internet das coisas”. É um conceito não tão novo sobre uma revolução tecnológica voltada para conectar itens que usamos todos os dias como geladeiras, relógios, carros e até mesmo roupas, maçanetas ou espelhos inteligentes. Agora que explicamos isso, vamos voltar ao tema principal.

Basicamente o Wi-Fi HaLow tem a proposta de ter um maior raio de alcance, melhor penetração em paredes, portas e outras barreiras que podem atrapalhar a conexão e o melhor: consome menos bateria! Tudo isso devido a frequência das ondas ser menor que os padrões utilizados atualmente.

Você imaginou que o sinal do Wi-Fi da sua casa vai ser maior e melhor correto? Correto, mas lembre-se do conceito explicado mais cedo sobre a “Internet das coisas”, com o foco em dispositivos móveis pequenos que realizam pequenas trocas de dados, o novo padrão vem para trocar informações rápidas entre dispositivos e Internet, não para assistir vídeos ou acessar sites legais como o blog da Atlas nem seu Facebook. Aparentemente, caso ele seja utilizado para algo além dessas trocas de dados, pode-se esperar impacto no consumo de energia do dispositivo. Nem tudo são flores né?!

Mesmo sendo super legal, infelizmente, o HaLow ainda está a alguns anos de chegar as lojas e sua casa. Para funcionar e ser comercializada, a Wi-Fi Alliance precisa convencer os fabricantes de dispositivos e roteadores a utilizarem os padrões definidos e torcer para que a moda pegue entre os consumidores.


Autor

Lucas Thibau Paulino Sócio / CEO

Apaixonado pelo meu trabalho. Apaixonado por bacon.

Compartilhar


Palavras chave


Tecnologia Carros Utilidade Gadgets

© Todos os direitos reservados a Atlas desenvolvimento